A escola no século XXI, não é mais a única fonte para adquirir conhecimento. Com o advento da tecnologia e o aumento do ciberespaço, os jovens de hoje em dia se ocupam bastante com o mundo virtual. Cabe ao professor atual romper as amarras da Educação tradicional descentralizando assim o conhecimento de forma atrativa com objetivo.


Há uma infinidade de recursos didáticos, aos quais os adolescentes são simpáticos, que podem nos ajudar a superar a aula puramente expositiva e aproximar os jovens da Sociologia, como o uso de mídias digitais através da internet – vídeos do youtube, redes sociais como o facebook e o Orkut, além de filmes, músicas, poesias, literatura, dentre muitas outras possibilidades. Basta aliar a imaginação à uma sólida formação (asas e raízes) para concretizar a tarefa de levar o desenvolvimento do pensamento sociológico, aos alunos do Ensino Médio (FEIJÓ, 2012, p. 111).
 
 
 

 

 

 


Em minha pesquisa descobri história do professor de sociologia Bruno S. Joaquim.  Ele relata  sua experiência no ensino de sociologia para  Ensino Médio através do facebook.  Sua necessidade era real, pois só havia um tempo de aula semanal e precisava ampliar suas aulas além da sala de aula. De acordo com o professor Bruno o facebook possui uma ferramenta bem interessante na formação de grupo aberto ou fechado que oferece maior interação entre os donos dos perfis. E como resultado ele teve alunos mais empolgados para o aprendizado,  tiveram mais interesse pelas aulas e descobriram partes da história, como por exemplo de Martin Luther King que, antes não haviam observado.

Com a observação no relato do professor Bruno, podemos perceber o quanto é importante sair um pouco do tradicionalismo e poder trabalhar com as mídias sócias como facebook e whatsapp, porque os alunos independentemente da idade estão muito centralizados com esse tipo de linguagem então não podemos perder a oportunidade de entrar no mundo deles (alunos) e tirar grandes proveitos como conseguir a atenção e consequentemente o aprendizado deles (alunos).

A fonte de minha pesquisa:


 

Comentários